5 Elementos Essenciais do Marketing Digital

O marketing digital é o assunto da moda. E isso não é por acaso. Muita gente vem ganhando muito dinheiro com as possibilidades quase infinitas que esse tipo de trabalho proporciona.

Para alguns leigos, isso significa apenas “trabalhar na internet”. Porém, não se limita apenas a ter acesso a uma conexão de internet e saber ser marqueteiro. O marketing digital é praticamente uma ciência única, cheia de fórmulas e teorias capazes de deixar qualquer engenheiro de cabelo em pé.

Por isso, decidimos colocar alguns elementos essenciais do marketing digital para que conheça o básico do que envolve tudo isso. A partir dessa pequena lista, você poderá aprofundar seus conhecimentos, tendo um caminho a seguir. Vamos lá:

SEM – Search Engine Marketing

Também conhecido como Marketing de Internet. O SEM é basicamente o berço da estratégia de marketing digital. O grande propósito do SEM é fazer com que seu negócio tenha um plano para ser encontrado no vasto mundo da internet. E você faz isso através de duas divisões do SEM: SEO e Tráfego Pago (Ads).

SEO – Search Engine Optimization

Imagine que você tem uma pizzaria. Você fez um site e obviamente um dos seus objetivos com isso é fazer com que as pessoas te encontrem na internet. Essas pessoas vão provavelmente fazer isso através de uma pesquisa no Google.

O SEO é o conjunto de estratégia que fazem com que você possa aparecer nas primeiras pesquisas do Google, de forma orgânica. Como ele faz isso eu te conto outra hora. Contudo, uma estratégia robusta de SEO vai economizar muito do seu dinheiro em tráfego pago para que as pessoas te encontrem.

Tráfego Pago

É a segunda categoria do SEM. Visto que o SEO te coloca em melhores posições de forma orgânica, naturalmente ele é mais disputado. Logo, caso não consiga grandes resultados com SEO, você vai precisar investir um pouco em anúncios publicitários, a fim de alcançar um público maior.

Veja que o SEO e o tráfego pago andam juntos. O ideal é combinar as estratégias de cada um para ter um alcance promissor nas ferramentas de busca. Um não anula o outro.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é outro elemento essencial do marketing digital hoje. Alguns teóricos dizem que o e-mail está perto do seu fim. Com o advento dos softwares de comunicação rápida como Whatsapp e Slack, acredita-se que as pessoas devam deixar de enviar e-mails em breve.

Isso pode até acontecer, mas vai demorar um bocado. O e-mail ainda é uma maneira formal de se comunicar e a maneira mais fácil de armazenar alguma conversa importante. Além disso, o e-mail marketing é essencial pois é um meio de comunicação livre de interrupções e distrações que as páginas da internet proporcionam. Por isso ele é essencial numa estratégia de marketing digital.

Copywriting

O copywriting é a arte da redação voltada para persuasão e venda. Hoje, a figura do vendedor de porta em porta mudou um pouco. Isso não significa que ele tenha desaparecido ou que seu fim está próximo. Na verdade, eu acredito que empresas que deixam de ter vendedores para apostar somente no marketing digital cometem um grande erro.

Porém, na grande maioria dos casos de máquinas de vendas automáticas, o potencial cliente não lida com a presença humana. E é aí que o copywriting entra. A redação do texto é muitas vezes a única arma de persuasão que você possui em um site. O bom copywriter (profissional de copywriting) deve ser capaz de gerar vendas somente prendendo a atenção do potencial cliente e o convertendo para venda.

E aí? Curioso para saber ainda mais sobre o marketing digital? Esses são apenas alguns dos elementos essenciais desse universo novo para a maioria de nós.

Posts relacionados

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.