Como Fazer Meu E-mail Chegar na Caixa de Entrada?

Logo que um empreendedor digital começa a trabalhar em seu negócio com e-mail marketing, surge uma grande questão: Meu e-mail está caindo no SPAM, como fazer para chegar na caixa de entrada?

Se você passou por isso ou está passando, eu te entendo. Eu sei o quanto é importante o e-mail cair na caixa de entrada. Pois muitas vezes é sua única chance de conquistar um cliente com aquela copy matadora. Não é?

Vamos começar por aí. Evite que apenas o e-mail seja sua única forma de adquirir clientes. Ele é importante, mas o e-mail marketing não pode ser sua única fonte de receita. Colocar todos os ovos na mesma caixa pode ser um erro grotesco que vai te levar à falência.

Dito isso, vamos ao que interessa no artigo de hoje:

Como Fazer meu E-mail cair na Caixa de Entrada?

Existem diversos fatores que influenciam a chegada no seu e-mail na caixa de entrada do seu lead. A taxa de entrega fica dependente do seu Sender Score (muito importante, veja o seu nesse link), e de outros fatores como validações do seu servidor e Spam Traps.

Endereço IP

Esse é um fator fundamental para que seu e-mail seja confiável e caia na caixa de entrada. O endereço IP é um número que identifica quem está enviando aquele e-mail. Se Joãozinho fica mandando e-mail de viagra para todo mundo, ele não é confiável. Logo, as pessoas começam a deletar seu e-mail sem ao menos abrir e rapidamente sua reputação evapora.

Endereços IP novos também não possuem muita credibilidade, visto que ainda não se sabe muita coisa sobre quem está enviando. Logo, o segredo é manter a consistência.

A Consistência e Frequência

Para saber se seu endereço de IP é mal visto, faça o teste no Sender Score mencionado anteriormente. Se perceber que a reputação está ruim, mas ainda não bloqueada, você tem chances.

A regra é simples: Não seja um chato. E não seja um turista.

Como? Mandar 2 e-mail por dia para todo mundo parece meio invasivo, e rapidamente as pessoas vão deixar de dar ouvidos à você. Porém, mandar e-mail a cada 3 meses, somente quando quer vender algo, também te torna alguém que as pessoas não darão ouvidos. Portanto, mantenha uma frequência adequada, de 2-3 e-mails por semana e persista nisso.

SPAM TRAP

Spam Traps são contas usadas para identificar spammers. Os servidores fazem isso para caçar aquelas pessoas que mandam e-mail em massa para deus e o mundo. Ao cair em uma Spam Trap, você pode ter seu Sender Score com 40 pontos a menos.

O ideal é ter o que chamamos de duplo opt-in, onde a pessoa precisa confirmar o e-mail antes de entrar para a lista. Assim, você garante que apenas pessoas de verdade e que estão interessadas no seu conteúdo se cadastrem. O ideal é manter a taxa de usuários desconhecidos em menos de 2% da sua lista.

Bounce Rate

O Bounce Rate, ou taxa de rejeição, deve ser menor que 10%. A medida que o tempo passa, é natural que algumas pessoas troquem de e-mail ou simplesmente deixam de usar aquele e-mail cadastrado. É importante que você monitore constantemente e remova os e-mails que não foram entregues por erro de endereço.

Essas são apenas algumas dicas de como seu e-mail pode chegar mais facilmente na caixa de entrada dos seus leads e evita o SPAM. Com a análise gratuita do Sender Score você já vai conseguir ter uma boa ideia de como anda sua reputação do e-mail marketing.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.