Estratégia de Redes Sociais: Como Fazer

Já ouvi muito de clientes reticentes ao investir em redes sociais. Segundo eles, já “tentaram usar mas não obtiveram resultado”. Indo mais fundo, percebe-se que simplesmente postavam conteúdos aleatórios em suas redes, sem estratégia definida. E, obviamente, não tiveram e não terão resultado algum.

As redes sociais são canais de comunicação que podem transformar o seu modelo de negócio. Basta saber usar para este fim. As redes sociais são o meio, e você precisa definir o fim. Elas podem atuar desde a atração até a retenção no seu funil de Inbound Marketing. Por isso, vamos citar algumas dicas simples para atuar em todo o funil de vendas com as redes sociais.

Atraia clientes com um Calendário Editorial Definido nas Redes Sociais

Consistência é a chave de qualquer negócio. Teorizo que muitos prospectos acabam se tornando clientes de negócios simplesmente por eles não desistirem. As pessoas querem ver e sentir que você é sério antes de gastar o dinheiro delas com você. Postagens soltas sem um objetivo definido e sem uma frequência e programação definida não te trarão nenhuma credibilidade.

Logo, você precisa definir um calendário de postagens baseada no comportamento do seu público. Isso é uma arte. Porém, vai te levar muito mais longe. Pense em como o seu avatar se comporta:

  • o que ele faz nas terças? E aos sábados?
  • O que ele come? Quando come?
  • Qual linguagem ele usa? Qua palavras fala? Usa palavrão ou não?
  • O que ele assiste?
  • Etc.

Sabendo isso, você terá a base necessária para gerar conteúdo relevante para o seu blog, por exemplo, e postar nas redes sociais. Isso é meio caminho andado para ganhar o coração de seus seguidores: conteúdo relevante para ELE. Lembre que o que é relevante para mim pode não ser para você.

E uma vez que seu seguidor identifica uma consistência de postagens, ele sabe que vai encontrar algo interessante em “tal dia e tal horário”. Isso é uma grande deixa para aplicar um princípio de 7/1 (7 conteúdos informativos e 1 de venda).

Suporte nas Redes Sociais

Fico admirado quando encontro negócios digitais que não possuem nenhum tipo de abertura para feedback dos seus clientes. Sem formulário de contato no site, sem avaliação nas páginas de Facebook e sem resposta no Direct do Instagram.

Vivemos na Era do Feedback. Se você tem receio de colocar a opção de avaliação de página no Facebook, por exemplo, isso é definitivamente um mal sinal. Seja corajoso e dê a cara a tapa. Busque entender suas deficiências a partir do feedback direto dos seus clientes e corrija.

Além disso, designe alguém para suporte em tempo real e rápido nas redes sociais. Abra esse canal com o seu público e esteja atento até que ponto isso pode ser viável. Negócios com milhões de seguidores poderiam ter uma enxurrada de mensagens aleatórias sem realmente um feedback aproveitável. Nesses casos, um chatbot pode ser útil.

Teste. Busque entender como pode melhorar a partir desse canal direto com os clientes. Desburocratize as coisas. Seja real e próximo.

Apenas com essas duas dicas essenciais, você vai notar a diferença entre um negócio que cresce a cada dia mais e aqueles que ficam para trás. Parece simples, mas não é. Domine esses dois itens e no futuro conversaremos sobre mais estratégias de redes sociais.

Precisa de ajuda para gerenciar suas redes sociais? Confira os nossos serviços no menu ou entre em contato em nosso chat

Posts relacionados

Posts Relacionados