Glossário de Marketing: Conheça os Principais Termos [Parte 2]

Alguns dias atrás, lançamos aqui um glossário de marketing com alguns dos principais termos utilizados no mundo digital. Se você está iniciando algum negócio online, é fundamental que os conheça. No post de hoje vamos falar um pouco mais desses termos. A diferença é que vamos focar mais nos termos utilizados principalmente em anúncios.

Se você pretende iniciar uma campanha de anúncio no Facebook ou no Google, ou então já iniciou uma campanha, vale a pena conferir esse post. Abaixo vão os principais termos de anúncio no nosso glossário de marketing.

CPC

Um dos principais termos que você vai ouvir falar se quiser anunciar o seu site ou página na web. O significado de CPC é Cost-per-click, que em tradução literal é Custo por clique. 

Esse termo se refere ao custo que você paga por cada pessoa que clica no seu anúncio. O CPC é medido através de um cálculo que é: custo para anunciar(orçamento) / cliques.

O CPC pode ser dividido em CPC máximo e CPC médio. Mas vamos falar disso em detalhes no próximo post.

CTR

Click-though-rate, que em tradução livre quer dizer simplesmente taxa de conversão. Nada mais é que a relação entre quantas pessoas viram o seu anúncio e quantas clicaram nele.

As plataformas de anúncio em geral chamam o “ver o anúncio” de impressão. Seu anúncio é como se fosse um panfleto, que quando alguém vê na sua linha do tempo ou pesquisa no Google, esse “panfleto” é mostrado para ela. Assim, conta-se uma impressão.

O CTR é calculado por: número total de impressões / número de cliques.

CPM

Cost-per-mile ou Custo por milha. O CPM é o indicador de quanto você está pagando por cada 1.000 impressões do seu anúncio. Com esse indicador a analogia com o “panfleto” fica ainda mais clara.

Ele é um indicador importante principalmente em campanhas de branding, cujo objetivo é ter o maior alcance possível pelo menor custo. O CPM não leva tanto em conta a conversão, o que nos leva ao próximo termo.

ROI

Return-of-investment o simplesmente Retorno do Investimento. Esse é o principal indicador de conversão de uma campanha que visa vendas. Basicamente, ele diz o seguinte: Quanto de dinheiro retornou por você colocar X dinheiros na campanha?

Ele é uma taxa, que é calculada através de: (ganhos-custos) / custos. Um ROI igual a 1 significa que você não perdeu dinheiro, mas também não ganhou. Portanto, o objetivo é que o ROI seja sempre maior que 1 para que sua campanha tenha lucro.

E não poderia faltar no glossário de marketing: CPA!

Cost-per-acquistion ou Custo por Aquisição/Conversão. Muita gente confunde o CPA e ROI como se fossem a mesma coisa. Mas não são, campeão.

O Custo por Conversão remete a quanto você está pagando para que o lead faça determinada conversão. Isso pode ser o custo de ela mesma se tornar um lead.

Para calcular tudo isso, você precisa entender o desempenho de seus anúncios, histórico de conversões e taxas de CPC entre outros fatores. Dessa forma, você entenderia quais palavras-chave funcionam ou qual segmentação funciona. Isso exige tempo.

No Google Adwords, por exemplo, é possível automatizar o CPA para cálculo automático mediante algumas configurações.

O que achou do nosso glossário de marketing para anúncios?

A Agência Spin possui especialistas em tráfego pago, que acordam e dormem falando essa linguagem estranha cheia de termos. Por isso, conseguem facilmente otimizar suas campanhas para um melhor desempenho, sem você se preocupar.

Peça um especialista para uma campanha agora mesmo, clicando no chat abaixo ou entrando em nosso formulário de contato.

Posts relacionados

Posts Relacionados

Deixe um comentario

Você deve estar logado para postar um comentário.