Glossário de Marketing: Conheça os Principais Termos

É normal ficar perdido ao adentrar nessa nova floresta desconhecida do marketing digital. São tantas novidades, estratégias e técnicas novas que chegam a dar um nó na cabeça do marinheiro de primeira viagem. E o que dizer das siglas? CRM, Lead, Landing Page? Foi por isso que resolvemos criar um pequeno glossário de marketing digital com os principais termos utilizados.

A seguir você vai encontrar ao menos o essencial para entender propostas e ter uma conversa mais digna com os profissionais da área. Vamos lá:

Glossário de Marketing Digital – Principais Termos

CRM – Customer Relationship Management

Ou em bom português, Gestão de Relacionamento de Clientes. São ferramentas utilizadas para gerenciar a conversa com o cliente e obter dados dos mesmos, a fim de otimizar cada vez mais a satisfação do cliente. Exemplos: Mailchimp, Salesforce e Pipedrive.

Lead

Lead nada mais é que um potencial cliente. Imagine que tem uma loja física. O cliente que entra na sua loja para olhar os produtos é um lead, ele está interessado no seu negócio. Em marketing digital, um lead é valioso pois ele abriu as portas para uma conversa de venda mais profunda. Cabe a você saber convencê-lo através do relacionamento via CRM.

Landing Page ou Squeeze Page

Significa Página de Captura. É onde o usuário cai ao clicar em um anúncio seu na internet. A página de captura é importante pois tem o objetivo de ter o usuário para que ele se transforme em lead. Ela deve ser atrativa e convincente com uma boa copy. Item importante do nosso glossário.

Copywriting ou Copy

É arte da escrita persuasiva. Palavras certas e posicionadas no local certo fazem toda diferença na venda. Diferente da venda de porta em porta, nenhum vendedor está falando com o cliente que cai na sua página de captura. A copy deve fazer o trabalho de convencimento da compra ou captura do lead.

CTA – Call to action

Em tradução livre, o CTA significa “Chamada para Ação”. Esse termo é utilizado geralmente nos botões para as páginas de captura, onde o texto e a cor do botão devem ser persuasivos o bastante para induzir o usuário ao clique.

Keyword

A tradução é isso mesmo: palavra-chave. Esse termo serve principalmente quando estamos falando de SEM, seja SEO ou tráfego pago (veja o que é SEM). A palavra-chave pode ser de long tail ou short tail.

  • Short tail (cauda curta) – Palavras mais simples como por exemplo: “sorvete de chocolate”
  • Long tail (cauda longa) – Ampliam o alcance para nichos mais específicos, como “sorvete de chocolate em restaurantes da Vila Madalena”

Inbound Marketing

Peça chave do nosso glossário. Inbound marketing pode ser chamado de marketing de atração, combinado com o marketing de conteúdo. A ideia do Inbound Marketing é criar um funil de vendas capaz de atrair, ganhar confiança, vender e reter o cliente. Fazemos isso com a construção de conteúdos que gerem valor para ele.

Outbound Marketing

Esse é o velho marketing como o conhecemos. As empresas tentam “empurrar” os seus produtos para os clientes através da propaganda. Exemplos são comerciais na TV, no rádio ou em revistas.

E aí, o que achou desses termos? Faltou algum? Comente abaixo qual termo você tem dúvida ou envie uma sugestão.

Posts relacionados

Posts Relacionados