Lead: O que é e para que serve no seu negócio?

Lead, no marketing digital, se refere a um cliente em potencial. Esse termo veio lá do pessoal de marketing e vendas do Tio Sam. Inicialmente era usado pelos vendedores para definir alguém que possuía as características do comprador ideal, ou seja, a persona.

Com o avanço do marketing digital, o lead acabou se transformando em alguém pode possuir as características da persona ou comprador ideal. Isso deu um pouquinho de confusão entre o que era ou não um lead, mas agora você já sabe como se comunicar quando encontrar um marqueteiro ou um vendedor.

Mas o que te interessa aqui é saber que lead é alguém que demonstrou interesse no seu produto ou serviço de alguma forma. Seja através de uma isca digital ou seja através um post interessante relacionado ao seu produto ou serviço. É como uma paquera que você chaveca (ainda falam chavecar?) e consegue o contato dela, seja um telefone ou e-mail.

É como se a pessoa dissesse: “Hey, sim, eu te dou permissão para falar comigo mais tarde.”

E no marketing digital, isso é ouro! É um dos principais objetivos de uma estratégia de inbound marketing para o seu negócio funcionar no mundo digital. Por isso, você deve se preocupar muito em criar um planejamento robusto de captura de leads. E a partir disso temos o próximo passo do artigo de hoje:

Para que serve o lead?

Pergunta muito comum de todo empreendedor digital de primeira viagem. A pessoa chega para mim e fala: “Olha, eu tenho aqui uma lista enorme de e-mail de leads. Mas o que eu faço com isso?”

Fácil. Lembra da paquera? Qual seu objetivo final com ela? Pode ser um beijo, pode ser um lance, pode ser romance ou até amor. Não importa, você quer converter no final. A conversão é o beijo e o processo até você chegar no beijo é a conquista. Você já tem o e-mail e agora precisa continuar a conquista. Afinal, é com esse e-mail ou telefone que você conseguiu que você vai manter a sua empresa.

Pode ser que nem sempre tenha sido assim, mas se você quer ganhar dinheiro no mundo digital, essa talvez seja uma das únicas formas. Principalmente se você ainda não é uma grande autoridade. Logo, você precisa estar atento ao funil de inbound marketing do seu negócio para que ele converta o lead no final das contas.

Como eu faço isso?

Existem algumas maneiras. Porém, a mais comum e eficiente delas é o contato em uma sequência automática de e-mails. Uma sequência em funil, bem elaborada e persuasiva, que vai deixar sua paquera louca pelo beijo final. No seu caso, a venda.

Porém, algumas empresas tem apostado mais fundo e investido no contato direto via Whatsapp, Skype ou ligação telefônica. É um pouco arriscado e custoso se esse lead ainda estiver frio. Mas, se você possui uma equipe de vendas confiante, as chances são que converta muito mais desses leads.

Isso porque nada supera o contato humano de verdade. O contato ativo. O contato por e-mail acaba sendo meio superficial com o lead e isso nem sempre é bom no fim das contas. Ninguém quer dar um beijo em quem não se importa de verdade com ela, não é mesmo?

Partiu pro abraço

Agora que você já sabe o que fazer com sua “paquera”, que tal começar a agir? A Agência Spin pode criar todo o seu funil de inbound marketing de maneira especializada e rápida. Você ter apenas que esperar o beijo. Bem mais fácil não?

 

Posts relacionados

Posts Relacionados

Deixe um comentario

Você deve estar logado para postar um comentário.