5 Dicas de Marketing para Pequenas Empresas

Você acredita que tem alguma dificuldade com marketing? Acha que não tem aquele tino de marketeiro necessário para transformar produtos ou serviços legais em algo irresistível? Posso garantir que essa é uma dificuldade mais de 90% dos donos de negócios.

Não se preocupe com isso. Ninguém é obrigado a conhecer tudo de todas as coisas. Aliás, o bom gestor é aquele que consegue se aliar com os melhores em cada área e construir uma equipe forte, capaz de superar adversidades e inovar constantemente. No caso da agência Spin, nossa especialidade é o Marketing Digital e você pode considerar que tem um grande aliado daqui em diante.

E pra começar a te ajudar no marketing, preparamos 5 Dicas Rápidas de Marketing para Pequenas Empresas:

1.  Fidelidade Virtual

Uma dica simples e um tanto óbvia é o cartão de fidelidade. Mesmo que a ideia pareça batida, ela pode ser reformulada aos dias de hoje. Certa vez um cliente me contou: “Eu já tentei usar cartão fidelidade, mas não rolou muito, o pessoal perdia ou esquecia o cartão.”

Isso realmente pode acontecer. Mas e se você tivesse uma página online onde o registro de compras dos seus usuários estivesse ali? Sem dúvida um cliente ficaria muito surpreso em receber uma recompensa que ele nem sequer esperava, com tudo organizado online no seu site. Isso vai fidelizar ainda mais seu negócio, pela inovação incremental de tecnologia.

2. Indique e Ganhe

Essa também pode parecer uma ideia óbvia, mas é uma das sensações do chamado Growth Hacking das startups de hoje. Basta você olhar exemplos como Uber, Cabify e outros que utilizam essa estratégia. É tiro e queda. Não tem quem não goste da sensação de ganhar dinheiro a troco de nada. E o sistema é basicamente isso, ganhar dinheiro por simplesmente indicar alguém.

Um ótimo exemplo que presenciei foi da Wise-up que recolhia ao menos 25 números de telefone de cada novo aluno. Apesar de exagerada, fazendo com que você ficasse olhando sua agenda para conseguir tantos números, sem dúvida funcionava. O pessoal de vendas pegava aqueles telefones e fazia prospecção ativa com as indicações. Não tem melhor marketing que o boca-a-boca, e isso está diretamente ligado a próxima dica.

3. Crie Tendências de Marketing

Se o boca-a-boca é a melhor ferramenta de marketing, você precisa urgentemente usar isso. Com as novas funções de avaliação no Facebook, você pode incentivar os seus clientes a fazerem boas avaliações do seu negócio em troca de algum bônus.

Certa vez, um cliente usou o “Faça check-in e ganhe desconto”. Essa atitude simples começou a despertar a curiosidade de amigos das pessoas que faziam os check-ins, que começaram a frequentar a loja e também efetuar os check-ins. É um efeito bola de neve que todo empreendedor adoraria.

4. Crie Easter Eggs

Uma ótima forma de recompensar fãs do seu produto ou serviço, é criar easter eggs pelas mídias sociais. Easter eggs, traduzidos livremente significam ovos de páscoa, e o objetivo é escondê-los de alguma maneira que quem encontre o easter egg receba algum tipo de benefício.

Por exemplo, um cliente certa vez colou um cartaz em uma área próxima a sua loja e fez um vídeo no Instagram Stories explicando que o primeiro cliente que trouxesse aquele cartaz específico ganharia um vale-presente de R$ 200,00 para gastar na loja. Isso faz com que os clientes mais atentos e que acompanham as suas redes sociais sejam recompensados por isso. Além disso, aqueles que não acompanham, passarão a ficar de olho em novas promoções como essa.

5. Lista VIP de E-mail

Essa estratégia de marketing já é mais conhecida pela maioria das pessoas hoje em dia e já falamos dela por aqui, mas poucos donos de negócio fazem uso efetivo dela. A dica é simples: incentive os seus clientes a se cadastrarem na sua lista de e-mail para receberam cupons de desconto, bônus e outros benefícios.

O segredo é realmente fazer o que está sendo dito. Muitos mencionam isso para incentivar o cadastro e nada oferecem posteriormente. Cumpra sua palavra e verá amigos chamando outros amigos para se cadastrarem e receberem o benefício.

A Agência Spin pode te ajudar a aplicar cada uma dessas dicas em seu negócio. Quer consultar um especialista para saber mais como colocar em prática essas dicas de marketing? Deixe seus dados abaixo que em breve entraremos em contato.

Posts relacionados

Posts Relacionados

Deixe um comentario

Você deve estar logado para postar um comentário.