O que é inbound? Preciso disso na minha empresa?

inbound-marketing-300x165 O que é inbound? Preciso disso na minha empresa?Você sabe o que é inbound marketing? Já se questionou sobre sua importância e eficácia? Se sim, chegou a hora de clarear as ideias e visualizar estratégias novas para alavancar suas vendas e gravar sua marca na mente e coração dos clientes.

O inbound nada mais é do que marketing de atração. Ou seja, enquanto no outbound a empresa debruça sua marca em frente a um possível cliente, no inbound é o cliente em potencial que busca por ela através da sua oferta de serviços e informações desenvolvida estrategicamente.

Tudo é feito com base em um bom relacionamento com o cliente. Mas não aquele convencional que estamos cansados de ver. E sim um relacionamento personalizado que realmente atrai a atenção do cliente em potencial por meio da oferta de conteúdo exclusivo como nos blogs.

Sabemos que existe muito material espalhado pela internet. Mas nem todos são de qualidade ou confiáveis, sendo assim, o inbound marketing é perfeito para você que detém conhecimento sobre um serviço/produto e está disposto a trabalhar o tema a fim de educar sua audiência e transformá-la em clientes, tornando sua empresa referência no mercado e influenciadora do meio.

 

Inbound Marketing – Atrair

O primeiro passo é atrair os potenciais clientes através da criação e construção bem estruturada do seu conteúdo. Como artigos, posts, e do uso de keywords. É dessa forma que a audiência interessada no assunto irá passar a conhecer ainda mais sobre a sua marca.

Quando você posiciona a expertise da sua marca, ela deve funcionar como um ímã, que ganha a atenção do potencial cliente entre tantas outras informações disponíveis nas ferramentas de busca. O resultado é uma audiência engajada e predisposta a abocanhar o anzol.

 

Concretar

Os leads que você atraiu acima precisam ser trabalhados de forma consistente para vocês manterem um relacionamento sólido e construtivo. Essa relação precisa continuar educando e servindo como ferramenta de soluções de problemas e utilidades para o cliente. Usando justamente as chaves que a sua marca possui.

Foque no conteúdo oferecido. Tenha sempre à mão informações relevantes para compartilhar e busque agregar valor a esses conteúdos realçando os produtos e serviços da sua empresa. Filtrar o conteúdo disponível na internet. Destacar pontos importantes e ainda adicionar o diferencial da sua empresa é a receita perfeita para você fechar uma venda com a pessoa certa.

 

Fechar

Até aqui você se empenhou em gerar e nutrir os leads criando necessidades e oportunidades de negócio para a sua marca. Agora é hora de fechar a venda e esse processo deve concluir parte do ensino do seu cliente. Digo parte porque você precisa deixar aquele gostinho de quero mais para que ele volte mais tarde.

Uma das formas de fazer isso é conhecendo melhor o seu potencial cliente seja por seu perfil. Seja por seus interesses, e o CRM é ideal para extrair e analisar essas informações. Quanto melhor você conhecer o seu cliente, melhor irá investir na criação de conteúdo e mais fácil será fechar as vendas certas.

 

Encantar

Você fechou a venda. Transformou aquele lead em cliente e ele retornou à sua empresa porque deseja adquirir novos produtos/serviços ou porque quer se nutrir de mais conteúdo. É aqui que entra a última etapa do processo do inbound marketing. Continue encantando o seu cliente para que ele tenha o hábito de visitar seu blog, página ou perfil.

Se sua empresa se tornou referência para o cliente é provável que ele passe a divulgá-la para outros clientes em potencial.

Em suma, produzir e entregar o conteúdo certo, na hora e no lugar certos, as chances de interação com o cliente e de engajamento aumentam consideravelmente. Tanto que a média de ROI (retorno sobre investimento) do inbound marketing é de 275%.

O inbound marketing visa conquistar o interesse das pessoas através da geração de conteúdos que agreguem valor às suas necessidades. Aumentando a visibilidade da sua marca, construindo um relacionamento leal com o cliente e otimizando as vendas.

Posts relacionados

Posts Relacionados