Como usar Google Analytics no site?

O Google Analytics é um serviço gratuito que permite coletar dados de acesso, assim como rastrear comportamento e navegação de seus sites disponibilizando boas análises úteis ao marketing digital e crescimento do seu negócio. Mas por que utilizar o Google Analytics no site é importante e o que ele pode oferecer?

Entenda as principais vantagens de usar o serviço e como integrá-lo ao seu site.

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento gratuita criada pelo Google. Seu objetivo é analisar dados e coletar informações úteis como:

  • Dados de acesso
  • Comportamento do usuário na plataforma
  • Informações de navegação em apps e sites

A ferramenta coleta estas informações através de códigos de rastreamento e as organiza em relatórios para melhor controle.

Desse modo, é possível ter acesso em tempo real a valiosas análises de tráfego para melhorar suas estratégias de marketing.

Por que usá-lo no seu site?

Definitivamente não tem como gerenciar um negócio digital sem mensurar os resultados que ele oferece. Por isso que contar com o Google Analytics no site é tão importante. Através dessa ferramenta, você pode obter diversos benefícios, como:

  • Você sabe de onde vem os visitantes do seu site e qual dispositivo usado para acesso. Com estas informações é possível otimizar suas campanhas e promover melhorias tanto na navegação quanto no design do seu site.
  • É possível descobrir pelo GA quais canais mais geram conversões, já que a ferramenta permite a realização de testes A/B
  • Por meio dos relatórios que o GA gera é possível identificar quais páginas estão obtendo melhor desempenho. Assim, você saberá quais conteúdos apresentam uma performance mais satisfatória a depender do parâmetro usado.

Além disso, com o Google Analytics no site você também identifica a velocidade de carregamento das páginas, conhece mais sobre o perfil dos visitantes. E tudo isso são insights valiosos que contribuem para otimizar suas estratégias de marketing digital.

Principais métricas do GA?

As principais métricas utilizadas pelo Google Analytics são três: Sessão, Usuários e Taxa de Rejeição. Entenda cada uma delas e sua importância:

  1. Sessão – Corresponde ao número total de visitas ao seu site num período determinado. O gráfico mostra a variação dessa audiência, os acessos e o tráfego total sendo essa métrica importantíssima para saber o alcance do seu conteúdo.
  2. Usuários – Corresponde ao número de pessoas que visitam o seu site num período determinado. Esta métrica analisa acessos únicos, acessos recorrentes, etc. E ela é importante porque permite acompanhar a fidelidade do seu público com o conteúdo.
  3. Taxa de Rejeição – Corresponde ao percentual de pessoas que visualizam apenas uma página e fecham o seu site. A taxa de rejeição não é necessariamente um número ruim, mas baixá-la deve ser um objetivo.

É possível integrar o Google Analytics no site?

O Google Analytics é uma ferramenta excelente na medição e análise estatística do seu site. E para instalá-la não é nada difícil, acompanhe o passo a passo que preparamos:

  1. Primeiramente crie uma conta Gmail ou use uma conta Google existente.
  2. Em eguida, entre no Google Analytics com a conta Gmail/Google.
  3. Depois que fizer isto, informe os dados solicitados como: nome, sobrenome, celular, país, entre outros.
  4. Preencha os dados e aceite o termo de usuário.
  5. Com a conta criada ou então logada é hora de vincular o Google Analytics ao seu site.
  6. Para isso copie o código HTML que a ferramenta irá gerar e coloque na área de HTML do seu site, caso não saiba como, peça ao seu webmaster ou então responsável para auxiliá-lo.
  7. Prontinho, o Google Analytics estará vinculado e você já pode utilizar dos serviços oferecidos pela ferramenta!

É muito importante alinhar as informações oferecidas pelo Google Analytics para estudar e montar boas estratégias de marketing e fazer o negócio crescer ainda mais. Está esperando o quê para integrar o serviço ao seu site!

Quer saber mais ou fazer um orçamento?
Fale conosco agora mesmo!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!