Funil de vendas – Entenda o que é e como funciona

Se você conheceu o Marketing Digital agora ou está na área, mas ainda não conhece o Funil de vendas, a estratégia principal de vendas online, esse artigo é para você.

Veja nesse post, tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas e como usar essa ferramenta de marketing digital a favor do seu negócio.

O que é e como funciona o funil de vendas

O funil de vendas é a forma de prospectar leads quentes. Ele é bem dividido e se executado corretamente, ajuda a alavancar as vendas de qualquer negócio.

Ou seja, o funil é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a identificar em qual estágio está o seu cliente, mostrando o qual próximo ele está de se converter em uma venda.

Para entender como funciona o funil e, com isso, ajudar o cliente a passar por cada fase, você precisa conhecer as etapas que compõem essa ferramenta.

Etapas do funil de vendas

Basicamente, um funil de vendas é composto por 3 etapas:

Topo do funil

Esse é o primeiro estágio de compra do cliente. Nessa seção localiza-se o seu público alvo, aqueles que formam a sua base de clientes ideais.

É nesse patamar ainda que o seu cliente em potencial entende que existe uma necessidade e observou que você pode ter a solução que ele busca.

Meio de funil

Nesse estágio é onde você já fez uma proposta para a lead e vocês estão em contato avançado para a efetuação da compra.

Fundo do funil

A terceira etapa do funil de vendas é quando você já fechou a venda e gerou um cliente.

É importante que você conheça bem cada fase e saiba identificar e tratar cada pessoal de acordo com o seu posicionamento no funil.

Além disso, o funil pode ocorrer de formas diversificadas. Ou seja, pode ser que um cliente vá direto para o fundo do funil sem ao menos passar pelas outras etapas.

Como aplicar o funil de vendas no seu negócio online?

Vamos te apresentar 4 estratégias voltadas para cada etapa, para que assim você consiga utilizar na prática o funil e ter o resultado.

Estratégia para o topo do funil

Para o topo, a estratégia é sempre ter em mente quem é o seu cliente ideal e qual é a solução que você apresentará para eles. Uma forma de fazer com que as pessoas do topo desçam para as outras seções é utilizando o tráfego, seja orgânico ou pago.

Além disso, quando o cliente já tiver contato com sua marca é importante que ele perceba que você detém a solução para o seu problema. Logo, gere conteúdo para que essa pessoa avance no processo.

Estratégia para o meio de funil

O seu objetivo principal é fazer com que essa lead vire cliente. Então, agora é hora de apresentar as ofertas. Lembre-se primeiro gere valor depois apresente as ofertas. Caso faça o caminho contrário a probabilidade do fracasso é enorme.

Estratégia Fundo do funil

Dê assistência aos seus clientes fundo de funil, muitas empresas erram exatamente nesse ponto. Tenha um serviço de pós-venda.

O funil de vendas é uma ótima forma de você identificar as pessoas que mantem contato com sua marca ou produto, identifique-os e utilize as estratégias certas para cada um.

Quer saber mais ou fazer um orçamento? 
Preencha o formulário e rapidamente responderemos

<i class="fab fa-facebook" aria-hidden="true"></i> Share on facebook
<i class="fab fa-twitter" aria-hidden="true"></i> Share on twitter
<i class="fab fa-linkedin" aria-hidden="true"></i> Share on linkedin
<i class="fab fa-whatsapp" aria-hidden="true"></i> Share on whatsapp
<i class="fas fa-envelope" aria-hidden="true"></i> Share on email

Artigo escrito por: 

SOLICITE RAPIDAMENTE SEU ORÇAMENTO!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!

Converse conosco
Estamos Online!