Google mobil first: O que é isso? É importante?

O Google atento ao número crescente de acesso à internet por meio da versão mobile (celulares e tablets) bem como a insatisfação por parte de alguns usuários, implementou em Julho de 2019 o Google mobil first.  

O Google móbil firts busca atender de forma eficiente, os usuários que antes eram esquecidos por usar a versão mobile e também visa colaborar para que os desenvolvedores de sites bem como de páginas consigam se enquadrar nos novos tempos. 

Continue lendo esse post e saiba mais sobre o que é e qual a importância do Google mobil first. Confira!

O que é o Google mobil first?

O Google móbil firts é resultado de testes feitos pelo Google para a implementação de  indexação de sites para a versão móbile. Ou seja, para uso em dispositivos móveis como celular e tablet.  Para entender melhor o que e o Google mobil firts, vamos te explicar também o que a indexação de sites no Google.  

Indexação de sites no Google

Vamos a um exemplo prático.  Quando você está interessado por um livro, você pode procurá-lo nas bibliotecas.  Com o auxílio da ferramenta de catalogação, você consegue encontrar de forma rápida e prática o livro desejado, se encaminhando exatamente na estante certa.

A indexação de sites no Google funciona da mesma maneira.  O Google tem um catálogo, e ele é conhecido como índex ou índice.  Esse índex é responsável por colocar no índice os sites no Google. 

Na prática, funciona assim: ao realizar uma busca, o Google recorre ao índex para saber quais sites podem responder a sua pergunta.  Se o site estiver no índex, ele aparecerá como uma possível resposta para a sua pergunta.

Podemos concluir então, que o Google mobil first é a realização obrigatória e, em primeira mão, da indexação de todos os sites novos para a versão móbile, e não somente para a versão desktop (computadores e notebooks).

 A implementação obrigatória do Google mobil first é importante?

Muito! A implementação obrigatória do Google mobil first é muito importante para a expansão de forma literal de conteúdo aos usuários que utilizam celulares e tablets. 

Para que você possa entender melhor a importância desse recurso, vamos falar sobre um dado. Nos dias de hoje cerca de 70% de pessoas no Brasil acessam a internet e grande parte delas faz isso através do celular.   Porém, os desenvolvedores de sites continuam desenvolvendo páginas e sites que beneficiam apenas pessoas na versão desktop.

O resultado disso? Usuários bem como empreendedores prejudicados.  Um site quando criado exclusivamente para a versão desktop, irá apresentar falhas como não obtenção dos melhores resultados, menos conteúdos e informações para o usuário.

Percebendo essa diferença, os usuários começaram a migrar para sites concorrentes. 

Por isso, esse recurso é importante, pois além de fornecer conteúdo de primeira para os usuários móbile, ajuda os desenvolvedores de sites a manter a clientela e não saírem no prejuízo.

 O que muda na prática?

Na prática, o Google continuará com apenas um índex.  Porem, ao invés de priorizar as versões desktops, agora a versão mobile (celulares e tablets) será priorizada no rastreamento, assim como na indexação de sites e páginas.  Assim, ao realizar uma busca, o índex passará primeiro para o Google sites indexados que priorizam a versão móbile.

Se você é desenvolvedor de sites ou páginas, deve se atentar a essa mudança para se adaptar a versão mobile e assim não perder clientes.  

Quer saber mais ou fazer um orçamento? 
Preencha o formulário e rapidamente responderemos

<i class="fab fa-facebook" aria-hidden="true"></i> Share on facebook
<i class="fab fa-twitter" aria-hidden="true"></i> Share on twitter
<i class="fab fa-linkedin" aria-hidden="true"></i> Share on linkedin
<i class="fab fa-whatsapp" aria-hidden="true"></i> Share on whatsapp
<i class="fas fa-envelope" aria-hidden="true"></i> Share on email

Artigo escrito por: 

SOLICITE RAPIDAMENTE SEU ORÇAMENTO!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!

Converse conosco
Estamos Online!