Briefing: saiba o que ele significa

“Meu, me passa um briefing”. Se você já ouviu isso de algum funcionário de agência ou freelancer, sobre qualquer projeto que já tenha buscado e ficou com cara de bobo sem-saber-do-que-se-trata, não se preocupe. Você não está sozinho.

De fato, é muito comum que as agências e freelancers peçam um briefing antes de executar um trabalho. Mas, afinal, o que é briefing?

Briefing, nada mais é do que Instrução para uma Tarefa. Ou seja, um resumo do que deve ser feito. E isso facilita em muito o trabalho da agência.

A Agência Spin possui um formulário padrão de briefing, que sempre é enviado quando um potencial cliente solicita um orçamento. O briefing deve conter o máximo de detalhes possível sobre o trabalho a ser desenvolvido.

O briefing vai evitar o retrabalho, bem como garantir a eficiência do projeto. Um bom briefing agiliza os processos de criação e aprovação, deixando cliente e agência satisfeitos com o projeto.

Ele é uma espécie de download do cérebro do cliente, fazendo as perguntas certas para que o profissional que vai desenvolver o trabalho possa rapidamente passar do brainstorming para a execução.

O Briefing na prática

Vamos citar um exemplo: digamos que você está buscando desenvolver um site. Na sua cabeça, você provavelmente já montou as referências, bem como modelos mentais do que precisa. Quantas páginas o site deve ter, como elas serão organizadas e como vai distribuir o conteúdo.

O profissional que irá desenvolver o trabalho, nem mesmo imagina as linhas de raciocínio que você traçou para conseguir montar a sua ideia. E é aí que o briefing entra.

Se o briefing for bem formulado, as etapas de discussão do projeto se encurtam bastante. Ou seja, você vai precisar se esforçar um pouco para conseguir descrever tudo aqui que pensou, e isso vai ajudar em muito a comunicação durante o projeto.

Você irá descrever os motivos do site, para qual público ele é dedicado, e inclusive irá fornecer detalhes, como renda, escolaridade e dados demográficos em geral do seu público. Irá mostrar as referências que gostou em alguns sites, imagens e vídeos que admira.

Dessa forma, o desenvolvedor do site, vai sintetizar tudo isso em uma linha de raciocínio. Vai entender o estilo de visual que busca no site, a paleta de cores e tudo mais que é necessário.

Assim, vai sem dúvidas trazer uma prévia do site muito próxima do que buscava, sem necessidades de grandes correções. Velocidade, agilidade, eficiência e satisfação.

Agora que já sabe o que é um briefing, que tal solicitar o orçamento do seu projeto e preencher nosso briefing para seu projeto sair de uma vez do papel?

Fale conosco ao vivo no chat ou solicite logo abaixo. Até breve!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigo escrito por: 

SOLICITE RAPIDAMENTE SEU ORÇAMENTO!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!

Converse conosco
Estamos Online!