Facebook: O que são posts orgânicos?

O que são posts orgânicos? Essa é uma dúvida recorrente entre quem utiliza as redes sociais para divulgar produtos e serviços.

Esse é um tipo de postagem feita na plataforma que tem um alcance “natural”. Ou seja, você faz o conteúdo, posta, mas sem investir dinheiro.

Dessa maneira, todas as interações que acontecerem, como curtidas, comentários e compartilhamentos são feitos por pessoas que chegaram de maneira orgânica a sua página, sem nenhum tipo de impulsionamento.

Qual a diferença entre posts orgânicos e posts pagos?

Além de saber o que são posts orgânicos, quem trabalha com redes sociais para promover produtos, serviços e marcas também precisa entender a diferença desse tipo de postagem para a paga.

A primeira, como dito anteriormente, é gratuita. Ou seja, você não precisa pagar nenhum centavo para as pessoas visualizarem e interagirem com sua marca.

Já os postos pagos ou patrocinados você precisa investir dinheiro. Basicamente você paga para o Facebook para levar a sua publicação ou anúncios até pessoas para pessoas específicas.

Assim, é possível aumentar o alcance e até mesmo a quantidade de interações.

Como aumentar o alcance orgânico no Facebook?

Sem sombra de dúvidas a abordagem orgânica é importante para qualquer negócio, uma vez que ajuda na construção de imagem na web.

E se você deseja aumentar o alcance desse tipo de post, é importante colocar algumas dicas em prática:

  • Interaja com os usuários através dos posts orgânicos

O nível de engajamento é um dos indicadores mais importantes dentro de qualquer rede social. Logo, para aumentar o seu alcance orgânico, é importante interagir com os usuários para assim aumentar o engajamento.

Curta, comente em fotos, compartilha imagens que te marcaram. Isso fará toda a diferença até mesmo para a fidelização.

  • Invista em posts orgânicos visuais

Mais uma das dicas para aumentar o seu alcance orgânico é investir em conteúdos visuais. Atualmente, eles são um dos formatos mais consumidos pelos usuários de rede social.

Imagens e vídeos são mais dinâmicos e conseguem apresentar as informações de forma mais eficiente. Então não deixe de investir nesse tipo de conteúdo.

  • Analise quais são os melhores horários e dias de postagem

Outra excelente dica para você ter um alcance orgânico melhor é investir nos melhores horários e dias de postagem. Dependendo desses elementos, você pode ter um alcance maior ou menor.

De modo geral, o horário de almoço e depois das 18h são os melhores, uma vez que as pessoas estão no tempo livre para olhar seus perfis. Além disso, o ideal é postar sempre durante a semana.

O engajamento nos finais de semana é bem menor que nos outros dias. No entanto, essa não é uma fórmula exata, cada perfil terá preferências particulares do público. Por isso o ideal é fazer postagens de teste para identificar os dias e horários de maior alcance.

Agora que você sabe o que são posts orgânicos, e como eles podem aumentar o alcance do seu perfil dentro do Facebook, não deixe de investir nessa estratégia. Mas lembre-se, para se destacar nas redes sociais, é necessário usar diferentes abordagens.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigo escrito por: 

SOLICITE RAPIDAMENTE SEU ORÇAMENTO!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!

Converse conosco
Estamos Online!