Essa é uma das maiores dúvidas que surgem aqui na agência. Muitas vezes, nem mesmo os profissionais que atuam nesse mercado sabem a diferença entre logotipo e logomarca.
E para falar a verdade, isso é tudo papo de boteco. Para o cliente final, ou seja, você, o que importa é ter seu logo nas mãos. Não concorda? E esse é o nosso foco. Mas a título de informação, vamos desmistificar o que é logotipo e logomarca por aqui. Assim, quando alguém te perguntar novamente, já saberá do que se trata.
Entenda a diferença
Essa discussão sobre logotipo e logomarca começa quando alguns profissionais da área passam a criar referências dentro dos seus métodos de trabalho. Desse modo, conseguem subdividir os conceitos que os seus clientes buscam.
Basicamente, podemos dividir esses conceitos de logo em 3 tipos: logotipo, símbolo ou marca e a logomarca.
O logotipo é o desenho representado pelo nome da sua empresa. Ela é formada pela tipografia, ou seja, a grafia do nome da sua empresa. Quem vê o logotipo, logo associa aquela grafia ao nome da empresa. Como exemplos, você pode ter o Spotify, a Nasa ou a RayBan.
A marca ou símbolo, é o desenho que representa sua empresa. Ele geralmente é um símbolo/brasão que demonstra claramente a visão ou propósito da empresa. Em contrapartida ou logotipo, quem vê a marca pela primeira vez, pode não saber do que a marca se trata.
Portanto, é importante pensar na estratégia para desenhar a marca, para que seja facilmente reconhecida e atribuída ao nome da empresa. Por exemplo, alguém que vê pela primeira vez o símbolo da maçã mordida da Apple, logo sabe que se trata de uma maçã (Apple em inglês). Dessa forma, associará diretamente o desenho a um nome.
Porém, não significa que saberá exatamente que se trata da empresa Apple, e sim de uma maçã. E por isso, muitas empresas investem em construindo as logomarcas.
Logomarca = Logotipo + Marca
As logomarcas, são uma espécie de mistura do logotipo com a marca. Fazendo com que a tipografia (escrita) do nome da empresa esteja envolvida no desenho do símbolo ou da marca.
Veja por exemplo o caso da LG. O símbolo da LG possui a grafia “LG” no desenho do brasão, fazendo com que quem veja a marca tenha facilidade em associar ao nome da empresa. O mesmo acontece com a Volkswagen, que em seu símbolo possui a grafia de um “V W”. Isso já não acontece com a Chevrolet, por exemplo, que tem uma marca que nada lembra a grafia do nome.
Ficou mais claro? Então, agora que já sabe a diferença entre logotipo e logomarca, qual você prefere para o seu negócio?
Clique no chat abaixo ou nos envie sua necessidade no formulário disponível para começar seu logotipo ou sua logomarca ainda hoje!