Qual a diferença entre logotipo e logomarca?

Essa é uma das maiores dúvidas que surgem aqui na agência. Muitas vezes, nem mesmo os profissionais que atuam nesse mercado sabem a diferença entre logotipo e logomarca.

E para falar a verdade, isso é tudo papo de boteco. Para o cliente final, ou seja, você, o que importa é ter seu logo nas mãos. Não concorda? E esse é o nosso foco. Mas a título de informação, vamos desmistificar o que é logotipo e logomarca por aqui. Assim, quando alguém te perguntar novamente, já saberá do que se trata.

Entenda a diferença

Essa discussão sobre logotipo e logomarca começa quando alguns profissionais da área passam a criar referências dentro dos seus métodos de trabalho. Desse modo, conseguem subdividir os conceitos que os seus clientes buscam.

Basicamente, podemos dividir esses conceitos de logo em 3 tipos: logotipo, símbolo ou marca e a logomarca.

O logotipo é o desenho representado pelo nome da sua empresa. Ela é formada pela tipografia, ou seja, a grafia do nome da sua empresa. Quem vê o logotipo, logo associa aquela grafia ao nome da empresa. Como exemplos, você pode ter o Spotify, a Nasa ou a RayBan.

A marca ou símbolo, é o desenho que representa sua empresa. Ele geralmente é um símbolo/brasão que demonstra claramente a visão ou propósito da empresa. Em contrapartida ou logotipo, quem vê a marca pela primeira vez, pode não saber do que a marca se trata.

Portanto, é importante pensar na estratégia para desenhar a marca, para que seja facilmente reconhecida e atribuída ao nome da empresa. Por exemplo, alguém que vê pela primeira vez o símbolo da maçã mordida da Apple, logo sabe que se trata de uma maçã (Apple em inglês). Dessa forma, associará diretamente o desenho a um nome.

Porém, não significa que saberá exatamente que se trata da empresa Apple, e sim de uma maçã. E por isso, muitas empresas investem em construindo as logomarcas.

Logomarca = Logotipo + Marca

As logomarcas, são uma espécie de mistura do logotipo com a marca. Fazendo com que a tipografia (escrita) do nome da empresa esteja envolvida no desenho do símbolo ou da marca.

Veja por exemplo o caso da LG. O símbolo da LG possui a grafia “LG” no desenho do brasão, fazendo com que quem veja a marca tenha facilidade em associar ao nome da empresa. O mesmo acontece com a Volkswagen, que em seu símbolo possui a grafia de um “V W”. Isso já não acontece com a Chevrolet, por exemplo, que tem uma marca que nada lembra a grafia do nome.

Ficou mais claro? Então, agora que já sabe a diferença entre logotipo e logomarca, qual você prefere para o seu negócio?

Clique no chat abaixo ou nos envie sua necessidade no formulário disponível para começar seu logotipo ou sua logomarca ainda hoje!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigo escrito por: 

SOLICITE RAPIDAMENTE SEU ORÇAMENTO!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!

Converse conosco
Estamos Online!