Responsividade em sites, é mesmo importante?

A responsividade em sites é um tema cada vez mais comum nas rodas de conversa dos profissionais da área. Principalmente depois do recente anuncio do Google que mencionou priorizar a partir de agora o ranqueamento de sites responsivos.

Contudo, nem todos compreendem a importância de ter um site responsivo. Inclusive, muitos sequer sabem o que essa expressão significa.

Para que você não fique para trás, trouxemos alguns pontos que vão te mostrar porque a responsividade em sites é importante. E como ela pode afetar diretamente os seus resultados. Confira!

O que é Responsividade em sites?

De modo geral podemos dizer que um site responsivo é aquele que se adapta para a melhor visualização por parte do usuário. Ou seja, a página assume o melhor formato possível de acordo com o tamanho da tela e o aparelho do usuário, evitando que conteúdos fiquem sobrepostos. Ou até mesmo que haja outros tipos de falhas desse tipo.

Quando bem utilizada, a responsividade em sites pode não apenas melhorar as visualização, mas também toda a experiência do usuário, já que com ela é possível manter uma navegação simples bem como intuitiva, independentemente do aparelho utilizado para visualiza-la.

Por que é importante ter responsividade em sites?

Garantir a responsividade em sites é necessário por diferentes razões. E dentre as principais, estão:

Aumenta as vendas

Pesquisas indicam que cerca de 21% dos adultos presentes online realizam compras pela internet através de seus smartphones e esse número só tende a acrescer. Tendo isso em mente, fica fácil entender a importância de tornar as páginas amigáveis a esses tipos de aparelhos que possuem telas menores e formatos diferentes.

Diminui a taxa de rejeição

Caso você não saiba, a taxa de rejeição é uma métrica utilizada para o ranqueamento do Google, que mede quantos usuários entraram em seu site e saíram logo depois.

Quando o seu site não é responsivo é comum que as pessoas que o visitam por meio de um celular não permaneçam por muito tempo, já que a visualização é ruim e elas não tem tempo a perder.

Por outro lado, se a sua página oferece um design legal, independentemente do aparelho assim como do tamanho de tela, as chances de que o usuário permaneça nela aumentam e, consequentemente, a sua taxa de rejeição diminui, melhorando o seu ranqueamento.

Melhora o tempo de carregamento das páginas

Outro ponto a ser considerado quando se trata de responsividade de sites é a velocidade do carregamento das páginas que é muito menor. Independentemente do aparelho bem como da velocidade de internet.

O Google dar mais valor a sites responsivos

No começo do ano o Google anunciou o que seria o passo final de um caminho que a temos ele vem percorrendo. A partir de setembro de 2020 ele oficialmente priorizará a indexação de sites que responsivos. E isso basicamente extinguirá todos os sites no formato tradicional das primeiras páginas do mecanismo de busca.

Além dessa priorização, especialistas dizem que é provável que sites não responsivos acabem sendo negligenciados, de forma que as páginas levem mais tempo para carregar. E que as atualizações não sejam integradas automaticamente no banco de dados dos buscadores do Google.

Agora que você finalmente entende a importância da Responsividade em sites não perca tempo e comece a trabalhar para tornar o seu site responsivo agora mesmo!

Quer saber mais ou fazer um orçamento? 
Preencha o formulário e rapidamente responderemos

<i class="fab fa-facebook" aria-hidden="true"></i> Share on facebook
<i class="fab fa-twitter" aria-hidden="true"></i> Share on twitter
<i class="fab fa-linkedin" aria-hidden="true"></i> Share on linkedin
<i class="fab fa-whatsapp" aria-hidden="true"></i> Share on whatsapp
<i class="fas fa-envelope" aria-hidden="true"></i> Share on email

Artigo escrito por: 

SOLICITE RAPIDAMENTE SEU ORÇAMENTO!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!

Converse conosco
Estamos Online!