Tags do Google, o que é e para que serve?

Conversar com os mecanismos de busca do Google é algo cada vez mais buscado pelos proprietários de sites. Além disso, acompanhar as métricas também tem se tornado cada vez mais importantes. Contudo, boa parte das ferramentas que podem ser adicionadas em páginas para esses fins precisam instalar Tags do Google que costumam ser complicadas e pesar o site.

Existem algumas formas de facilitar esse trabalho, entre elas está utilizar o Google Tag Manager. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e entenda como as Tags do Google podem te ajudar e como você pode gerenciá-las.

O que são Tags do Google

Tags do Google, de modo geral, são scripts que podem ser adicionados a código de sites bem como de páginas afim de acompanhar algum tipo de métrica, como a quantidade de visitas, por exemplo. Há também tags que servem para que as ferramentas de remarketing do Google Ads e do Fecebook Ads possam ser aplicadas.

Elas também podem servir para monitorar o usuário com o objetivo de descobrir quais produtos ele visitou e em seguida gerar anúncios desses produtos nas redes sociais dele, entre muitas outras funções.

O que é o Google Tag Manager?

Como você deve imaginar, não é fácil lidar com uma porção de códigos em uma tela quando você não é profissional. Então, para gerenciar as tags do Google existe o Google Tag Manager.

Além de aumentar as capacidades do seu Google Analytics ele permite que você insira inúmeros tipos de tags sem precisar de um programador e por isso é essencial para todos que trabalham com marketing digital e tão tem habilidade com desenvolvimento e edição de códigos de sites.

Quais os benefícios de utilizar o GTM para gerenciar Tags do Google?

Existem inúmeros benefícios em utilizar o GTM para gerenciar Tags do Google. Entre elas estão:

  • Facilita o acompanhamento de várias métricas;
  • Tem atuação estratégica no marketing digital;
  • Amplia as possibilidades de ações.

Como criar e adicionar o Google Tag Manager?

O melhor do GTM é que ele muito simples e para começar a utiliza-lo para gerenciar tags do Google basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Google Tag Manager, faça login com sua conta Analytics e comece a configuração inserindo o nome da sua marca, como mostra a figura e clique em continue.

Tags do Google

  1. O segundo passo é criar o seu contêiner, ou seja, o espaço onde os dados serão analisados. Atenção! Crie um contêiner para cada site que deseja gerenciar.

Tags do Google

  1. Depois de concluir o processo anterior e criar quantos contêiner forem necessários você verá uma caixa com um código, como mostra a figura. Esse código deve ser copiado e colado logo abaixo de <body> qye deve estar bem no começo do código do seu site.

Tags do Google

Gostou de saber mais sobre as tags do Google, o que elas são, para que servem e como gerenciá-las de forma fácil e automatizada com o Google Tag Manager? Agora que você já sabe como instalá-lo faça o teste e veja os excelentes resultados que a utilização dessa ferramenta pode te trazer.

Quer saber mais ou fazer um orçamento? 
Preencha o formulário e rapidamente responderemos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigo escrito por: 

SOLICITE RAPIDAMENTE SEU ORÇAMENTO!

Quer ficar por dentro de tudo sobre marketing digital? Então cadastre e receba por e-mail!

Converse conosco
Estamos Online!